Ponto Autorizado de Coleta de Óleo

 

Mais de 80% dos resíduos de óleo vegetal consumido nas cidades é descartado em aterros sanitários e nas redes de esgoto. Isto prejudica diretamente a fauna e a flora, além de facilitar a ocorrência de enchentes através da impermeabilização das redes de esgoto, o que causa enormes gastos ao poder público e transtornos à sociedade em geral.

Visando à preservação do meio ambiente, a Fábrica Ação promove a coleta e reciclagem de óleo vegetal usado através do PACO – Ponto Autorizado de Coleta de Óleo. Este projeto disponibiliza galões e estrutura logística para a coleta de óleo em organizações públicas e privadas (especialmente, em estabelecimentos comerciais do ramo alimentício), ONGs, sindicatos, escolas, universidades, comunidades religiosas, condomínios, dentre outros. Ao se tornar um PACO – Ponto Autorizado de Coleta de Óleo, estas instituições contribuem diretamente com a ampliação e a sustentabilidade dos projetos da Fábrica Ação, além de preservar o meio ambiente.

 

Veja como é simples se tornar um PACO

1° Passo

Entre em contato com a Fábrica Ação e agende uma visita.

2° Passo

A Fábrica Ação colocará à sua disposição um recipiente adequado (e higienizado) para armazenar os óleos e gorduras, sem qualquer ônus. Todos os recipientes de armazenamento de óleo fornecidos pela Fábrica Ação estarão devidamente identificados – adesivados com a logomarca e contato da Fábrica Ação, cabendo ao parceiro do PACO a responsabilidade de guardar e cuidar dos recipientes bem como do estado do óleo residual.

 

O PACO será periodicamente acompanhado pela Fábrica Ação. As coletas serão realizadas com a freqüência ideal, sem qualquer tipo de despesa para o parceiro que oferece o óleo, o qual será devidamente orientado sobre cada detalhe do PACO (armazenamento e coleta) da Fábrica Ação.

Se você deseja obter mais informações ou se tornar um parceiro deste projeto, entre em contato com o Supervisor de Logística, Renato Acioli.

 

PACO nas comunidades religiosas

As comunidades religiosas são vistas como exemplo pela sociedade, devendo buscar continuamente a propagação de seus ensinamentos através de suas ações.

Uma das vantagens que pode ser citada para as comunidades religiosas ao participar do projeto é a melhora de sua imagem perante a sociedade, sendo vista como uma instituição com responsabilidade socioambiental.

As comunidades que ainda não possuem trabalhos voltados para o social poderão iniciar seus projetos a partir da experiência obtida com esta parceria, desenvolvendo outros projetos de inclusão e assistência social.

A Fábrica Ação possui uma equipe de comunicação responsável por visitar as comunidades religiosas e implementar ações de conscientização socioambiental, bem como fornecer instruções sobre a coleta e armazenagem do óleo usado doado por seus membros.

 

PACO nas escolas

A implantação do PACO e a resultante parceria com a Fábrica Ação proporcionam às escolas diversas oportunidades curriculares na área interdisciplinar, tratando das questões ambiental e social de forma a inseri-las nas disciplinas regulares. A Fábrica Ação disponibiliza a capacitação e orientação aos professores das escolas que estejam interessadas em implantar este projeto de preservação ambiental prático. É compromisso da Fábrica Ação também zelar do PACO recolhendo o óleo nele depositado e cuidando de sua higienização.

As escolas que implementarem satisfatoriamente o projeto poderão, mediante agendamento prévio, organizar visitas técnicas à Fábrica Ação, onde os alunos, juntamente com seus professores, poderão observar de perto todo o processo de reciclagem do óleo.

A Fábrica Ação entende que a instalação de um PACO em uma escola não se constitui como um programa de Educação Ambiental isolado, e também não criará automaticamente uma conscientização ambiental nos alunos. Por outro lado, o envolvimento da comunidade escolar com o PACO poderá somar-se a outros projetos já existentes como uma ação prática e de resultados eficazes, ou, ainda, servir como ponto de partida para que a escola inicie suas atividades de Educação Ambiental.